ANÁLISE SWOT
A Análise
SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base
da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à
sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário,
desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de
um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da
empresa/instituição no ambiente em questão.
As informações
referidas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para análise do
cenário da empresa:
- Forças- vantagens internas da empresa em relação às
concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao
cliente, solidez financeira, etc.
- Fraquezas- desvantagens internas da empresa em relação
às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações
desadequadas, marca fraca, etc.;
- Oportunidades– aspectos externos positivos
que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos
gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
- Ameaças- aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
Para aprimorar seus conhecimentos sobre análises swot's acesse:
Larissa Santana
Yasmin Almeida
Comentários
Postar um comentário