CONHECENDO SUA HISTÓRIA

Administração pré moderna: 

A administração é uma prática milenar que estuda e sistematiza as práticas da gestão. A história da mesma iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente após a revolução agrícola e urbana quando de maneira abrupta a humanidade começou a se organizar em assentamentos permanente os famosos cidades estados. Uma consequência dessa transformação foi a demanda de organização e gestão. Inseridos nesse contexto os antigos sumérios do quinto milênio a .C, procuraram melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar. No Egito Antigo , Ptolomeu criou um sistema econômico planejado que não poderia ser operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Em seguida, na China de 500 a.C, surgiu a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração. 
A Igreja pode ser considerada a organização formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre o comportamento pessoal de seus fiéis. Enquanto as Organizações Militares, evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.

Administração moderna:

Como aconteceu com sua antecessora a aparição da administração moderna também foi consequência de uma mudança abrupta na humanidade. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se revolução industrial.
O crescimento acelerado e desorganizado das empresas aliou-se a necessidade de maximizar a eficiência e produtividade das empresas. Essas duas razões confirmaram a necessidade de uma administração cientifica, capaz de substituir o empirismo e a improvisação antes utilizados.
No inicio do século XX, surgiu Frederick W. Taylor engenheiro e autor americano, precursor da teoria da Administração Científica. O autor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo. Paralelo aos estudos de Taylor, o francês Henri Fayol defendeu princípios semelhantes, baseando-se em sua experiência na alta administração de empresas europeias. E dessa maneira surgiu a administração como conhecemos atualmente.
E vocês, conheciam a origem dessa ciência ? Deixe a resposta nos comentários e siga nosso blog para mais artigos como esse.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AGRADECIMENTOS

JUSTIFICANDO NOSSA ANÁLISE